quinta-feira, 5 de março de 2009

Restaurant Week - Dicas Gerais

Já participamos de algumas edições do Restaurant Week e nada como treino para conseguir o melhor das coisas. Se na primeira edição que vivenciamos esperávamos horas na porta dos restaurantes, ou mesmo dávamos com a cara na porta lotada, dessa vez já pegamos o jeito. Seguem algumas dicas que podem ser muito úteis para aproveitar as duas semanas de maratona gastronômica!


1. Reserve antes de ir.

2. Reserve antes de ir (é sério, vai te livrar de um grande stress. E se não tiver mesa disponível para reservar naquele restaurante que você escolheu, não desanime. Tem mais um montão de lugares legais).

3. O couvert é um ponto polêmico. O que gostamos de fazer é o seguinte: quando oferecerem o couvert pergunte: O que é o couvert? Se for pão e manteiga, diga que não quer. Pão e manteiga você come em casa. Mas algumas casas servem couverts muito interessantes, que valem a pena o gasto extra. Pergunte: quem tem boca, vai à Roma.

4. Manobrista é caro. É bem caro. Temos visto uma média de R$ 12 a R$ 20 reais. Como preferimos gastar esse dinheiro com comida, é melhor arrumar uma vaguinha na rua, ou ir sem carro!

5. Se possível, evite os finais de semana. Os jantares de segunda a quinta são extremamente mais agradáveis, silenciosos e com melhor atendimento. Nos finais de semana, as casas ficam lotadas, o que prejudica todos os fatores: comida, ambiente, atendimento...

6. Escolha pelo menu, não pelo nome. Os restaurantes mais famosos sempre são mais cheios, e nem sempre oferecem aquilo que eles têm de melhor. Por isso, perca horas olhando o site do evento, menu por menu, e arrisque. As surpresas são sempre mais agradáveis.

7. Se você está com a grana curta, peça água, sem vergonha nenhuma. Mas vale escolher aquele lugarzinho especial para pedir um vinho, nem que seja uma taça (mais do que suficiente, na maioria das vezes).

8. Se você estiver em casal, ou em um grupo de pessoas (que sejam minimamente íntimas), vale a pena cada um pedir uma combinação diferente de pratos. Já que o intuito é experimentar sabores novos, cada um pode provar um pouquinho do prato do amigo!

E por último...

9. Prepare-se para engordar alguns quilinhos. Tudo bem, afinal, são só 4 semanas (dois eventos por ano). Nas outras 44 semanas, você faz dieta.

E Viva o Restaurant Week!

Um comentário:

Claudia Midori disse...

Adorei as dicas! Conheça meu blog: www.aventurasgastronomicas.com.br