sexta-feira, 18 de abril de 2008

Sukiyaki House

Creio que nem todos conhecem o Sukiyaki. É um prato bem tradicional da culinária japonesa, daqueles que os japoneses comem realmente. Porque todos sabem que sushi e sashimi não é o arroz-feijão deles. Enfim, o sukiyaki é como se fosse um ensopadão de legumes com carne, com um molho a base de shoyu e sakê. O modo de preparo é um dos diferenciais: o prato é feito na mesa do cliente. Primeiro vem a manteiga (ou a gordura animal, em alguns restaurantes), onde finas fatias de carne são refogadas. Então começam a ser adicionados os outros ingredientes: acelga, cebola, tofu, broto de feijão (moiyashi), cebolinha, cogumelos, ... Uma série de gostosuras naturais. No final vem o caldo, que interrompe a fritura e começa um lento cozimento. As folhas vão murchando na panela e o prato vai ficando pronto. Realmente uma delícia.


Imagem genérica (mas apetitosa) dos ingredientes crus. Fonte: Google Images


O Sukiyaki House é um especialista no prato (o nome já diz tudo). O restaurante fica num prediozinho na Liberdade, o mesmo do famoso Sushi Isao. O melhor de tudo: é incrivelmente barato. Um sukiyaki que alimenta generosamente duas pessoas sai por R$ 28,00. Especialmente gostoso nos dias frios, a melhor bebida para acompanhar é o chá (ban-chá), de graça. O restaurante tem um ambiente bastante simples e aconchegante, com um mix de orientais e ocidentais, típico da região. Sem frescurites.

Dicas:
1. É inevitável sair de lá com um cheirão de gordura (apesar de nada ser frito). Portanto, depois do jantar, passe em casa e troque de roupa.
2. Evite os almoços de sábado e domingo. A casa fica lotada com uma grande fila de espera. Prefira os jantares. (Só fecha de quarta-feira)
3. Nas primeiras vezes, peça para o garçom preparar o prato para você. Você aprende as manhas e, quando ficar craque, já pode fazer do seu jeito.


Endereço: Rua da Glória, 111 - 1º andar - Sala 13 - Mapa
Fone: 11 3106-4067

Horário: Jantar até às 22h. Fechado às quartas-feiras.

Preço: R$ 20,00 por pessoa (sukiyaki, chá e serviço)

Site: não possui

3 comentários:

Anônimo disse...

aprovadíssimo!
tenho que voltar lá pra mandar bala no ovo cru!

CAROL disse...

Parabéns, você fez a melhor descrição do local! Fui lá apenas uma vez, com amigos japoneses e me encantei com tudo: o lugar, o modo como o sukiyaki é feito e principalmente o sabor. O prato é infinitamente saboroso! Daqueles que não dá pra esquecer e se tem vontade de voltar sempre!

Vou tentar a manobra com o ovo cru tmbm... não a fiz da primeira vez!

Cristian disse...

Vejo prato muito delicioso. Eu não sou uma pessoa que comer muitos vegetais, mas em alguns casos eu escorregar. Espero tentar alguns restaurantes em sao paulo e é tão delicioso quanto visto nesta fotografia.