quinta-feira, 5 de junho de 2008

Empório São Jorge

Sabe aquele domingo que você não está afim de cozinhar, muito menos de enfrentar restaurantes lotados e caros? Que tudo que você quer é uma comidinha aconchegante, rápida e gostosa, para poder voltar logo pro sofá? Aí vai uma boa dica.



O Empório São Jorge é um restaurantezinho árabe bem caseiro. Todos os dias, inclusive aos sábados e domingos, um buffet de pratos típicos frios e quentes é servido, pagando-se por quilo. A casa é bem tradicional, e além de ser restaurante também vende ingredientes e iguarias árabes. O lugar é bem simples, com poucas mesinhas apertadas, onde gente de todo tipo faz suas refeições. No final de semana é muito frequentado por pessoas de idade (ou seja, se tiver afim de azaração, não é o lugar ideal). A família inteira se reveza no atendimento, todos muito simpáticos. E a comida, uma delícia. Sem muitas surpresas, mas é aquele lugar seguro: não tem erro. Coalhada seca, homus, tabule, kibe cru, kafta, abobrinhas recheadas, charutinhos de uva e de repolho, tudo gostoso e quentinho nos rechauds. Não deixe de experimentar uma das sobremesas típicas depois da refeição, é só pedir no balcão.

A região do Paraíso tem ótimos restaurantes árabes, mas temos um carinho especial por este. Ótimo custo benefício, praticidade e bem gostoso. É tudo que a gente precisa em certos dias!

Endereço: R. Desembargador Eliseu Guilherme, 322, Paraíso - mapa
Fone:
3889-8449
Horário:
Segunda à sexta, das 8h30 às 20h. Sábado, das 8h30 às 19h. Domingo, 9h às 14h
Preço:
Cerca de R$ 20,00 um prato bem feito
Site:
Não possui

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Korea House - Churrasco Coreano

Vem chegando o friozinho e com ele, a temporada de comidas quentinhas e aconchegantes. Procurando não cair nos clichês de sempre (sem menosprezar os clássicos!), fui parar num restaurante coreano da Liberdade. Confesso que o longo, estreito e inóspito corredor de acesso me intimidou um pouco, mas ao chegar ao salão do restaurante, fui quase que obrigado a me sentar e experimentar o que quer que fosse preparado nos curiosos “réchauds” dispostos em todas as mesas.

Perguntei à garçonete o que é que se comia naquilo e ela respondeu “é o churrasco coreano”. É ele o grande destaque do cardápio. Não hesitei em pedir um.

O réchaud tem um formato semelhante ao de um chapéu chinês (daqueles meio cônicos), porém com as abas levantadas, formando uma canaleta. É nessa canaleta que é colocado uma espécie de caldo. Na parte cônica, mais em cima, é colocada a carne já temperada. Junto da carne, chegaram por volta de 10 potinhos, cada um contendo um coisa diferente. Conservas, batatinhas, folhas de alface, missô apimentado, broto de feijão, ovo, verdurinhas e mais varias outras coisas.

Obviamente, eu não fazia idéia de como proceder, portanto tentei observar os outros clientes. Um em particular me chamou a atenção. Coreano legítimo. Estava sozinho à mesa e, compenetrado em ler sua revista, não percebeu que eu fiquei copiando todos os seus movimentos.

Primeiramente, enquanto a carne fritava sobre o cone de metal, fui silenciosamente instruído a ir regando-a com o caldo da canaleta. Com a carne no ponto desejado, o moço pegou um pedaço de alface (sem o talo), e colocou na palma da mão. Um pouco de arroz, um pouco da carne direto do réchaud, um pouco do missô apimentado e algo mais que não consegui distinguir à distância, então, fui provando diferentes combinações aleatórias. Feito isso, fecha-se a alface como uma flor e TCHUM!! Tudo direto na boca. Nada de mordidinhas.

O gosto? Bem, carne muito bem temperada e levemente apimentada. Uma pontinha de missô, algo levemente adocicado no meio. Quente e frio juntos. O croc-croc da alface...

Difícil dizer, mas sem dúvida, muito gostoso. E especialmente diferente. Vale lembrar que a culinária coreana como um todo tende a ser bem apimentada, então, tudo que tiver cor avermelhada, dê uma provadinha antes.

Endereço: Rua Galvão Bueno, 43, Liberdade - mapa
Fone:
3208-3052
Horário: Fechado às quartas feiras
Preço: R$ 20,00 (meio churrasco, bebida e serviço)
Site: não possui