sexta-feira, 29 de maio de 2009

Tetsuya's

Aquele que vos escreve hoje esteve de férias durante todo o mês de Abril. Tive o inenarrável prazer de conhecer um pouco da Austrália. Como não podia deixar de ser, quis saber como era a culinária local. Fiquei bobo ao ouvir de um genuíno australiano "é, nós não temos um prato típico". E é verdade...talvez, não ter uma comida própria os faça aceitar de peito aberto tantas outras cozinhas, como indiana, chinesa e tailandesa (extremamente comuns por lá). É diferente daqui. Os restaurantes japoneses daqui tiveram que, em sua maioria, se "abrasileirar" pra agradar ao nosso modo de comer (vide o tanto de rodízio de sushi por aí e o tanto de lugares que servem um udon).

Enfim, já que não pude provar o prato típico australiano, quis ir ao "melhor restaurante australiano". Segundo os rankings internacionais, ele é o Tetsuya's. Já ocupou o 5º lugar, apesar de hoje estar em 17º do mundo (à frente do nosso querido DOM). O chef é um japonês que foi pra Austrália aos 22 anos sem nenhuma bagagem gastronômica. Por lá, começou a trabalhar em alguns restaurantes como ajudante e acabou recebendo treinamento de técnicas da culinária francesa.


O menu degustação foi de 13 pratos. Todos eles com ingredientes muito particulares da Austrália. E é exatamente aí que mora a cozinha típica! Eles têm ingredientes que nenhum outro lugar tem. O problema é que eles só aprenderam a fazer batata, bacon e ovos...
O primeiro prato já disse tudo: Ostras-bebê da Tasmânia marinadas. Nunca fui fã de ostras, mas essas estavam incrivelmente macias e saborosas. Sem dúvida, uma das melhores coisas que já comi! Entre tantos outros pratos, aparece finalmente, o prato "assinatura" do Tetsuya: o Confit de Truta Oceânica da Tasmânia com algas e sal marinho sobre uma cama de nabo e maçã verde.


Pra quem nunca ouviu falar de um confit, trata-se de uma técnica de cozimento. A ideia, é cozinhar algo na própria gordura ou em azeite durante muito tempo e em baixas temperaturas (menos de 60ºC). Dessa forma, apenas algumas propriedades do alimento são alteradas.

A textura dessa truta era de peixe cru, mas seu sabor tinha toques de cozido, ora defumado. Essa combinação de textura/sabor foi algo incrível pra mim. Completamente inédito na minha biblioteca gustativa.

Completamente lotado ao final dos 13 pratos, paguei a obviamente salgada conta e não pude deixar de pensar que o pior de tudo, é pagar esse absurdo por um jantar e ainda saber que valeu à pena!! O Tetsuya's é um ponto turístico para os amantes da gastronomia tão importante quanto a Opera House. Serviço impecável, excelente carta de vinhos (a adega deles foi avaliada em 2 milhões de dólares australianos) e um chef extremamente criativo munido de ingredientes únicos.
Se estiverem lá para aqueles lados, não deixem de salvar um dinheiro a mais pra esse jantar. É imperdível.

Endereço: 529, Kent Street - Sydney - NSW - mapa
Fone: +61 2 9267-2900
Horário: Das 19h às 21h (recomenda-se 3 semanas de antecedência na reserva)
Preço: Menu Degustação sem vinho: aprox. R$285,00 (dependendo do câmbio)
Site:

www.tetsuyas.com

Nenhum comentário: