quarta-feira, 26 de março de 2008

Churros da Mooca

Numa pequena garagem do tradicional bairro italiano, o “Churros da Mooca” funciona há 51 anos, desde 1947. Seu peculiar horário de funcionamento (das 2h às 11h da manhã) atrai um público diverso, desde famílias da região, até recém-saídos das baladinhas da cidade.
Lá, “Seu” Toninho prepara o tradicional churros espanhol. Uma massa semelhante à que todos conhecem, porém sem recheio e em forma de espiral. A “roda”, é servida direto no papel sobre o balcão, e à medida que destacamos os pedaços, temos a possibilidade de “dippar” ou não na mistura de açúcar com canela (altamente recomendado).

Foto: gowheresp.terra.com.br
Simples assim e, indiscutivelmente, uma delícia! A roda pequena (R$ 8,00) é suficiente pra umas 4 pessoas em sã consciência e talvez 3 baladeiros bastante embriagados. Lembramos que se trata de uma fritura das boas, então não recomendamos pegar muito pesado. Para os casais ou curiosos solitários, existe a possibilidade de pedir a porção de tirinhas já destacadas da roda (a R$ 0,50 cada).
Como acompanhamento, café com leite quentinho ou chocolate batido (quente ou gelado).
Vale muito a pena visitar. Pelo ambiente “roots” e pelo show que o Seu Toninho dá ao preparar a fritura com extrema habilidade, sem deixar a simpatia de lado. Aos preocupados com a dieta, a mistura de massa, óleo e açúcar pode assustar um pouquinho, mas vale a pena alguns dias com a boca fechada pra poder cair em tentação e provar uma iguaria única.

ATUALIZAÇÃO: Infelizmente, o churros da Mooca fechou, pois o Seu Toninho ficou doente. Ele decidiu por encerrar as atividades da casa. Que o Seu Toninho se recupere rápido! Vamos sentir falta do quitute!

Endereço: Rua Dona Ana Néri, 282 - Mooca/SP - Mapa
Horário: Sábados, domingos e feriados, das 2h às 11h.
Preço: R$ 4,00 (1/4 da roda pequena e um café com leite)
Site: não possui

12 comentários:

Unknown disse...

Animal!
Vocês podem fazer uma série da Moóca; a próxima é a pizzaria São Pedro.

Anônimo disse...

Gente o Churros da Mooca fechou em 2008, parece que o seu Toninho adoeceu. Fui la agora em 2010 e nao tinha nada, depois li uma noticia. Beijos

Lilian disse...

Gente faz uns 15 anos que procuro por um churros assim, eu comi esse tipo de churros no Ceasa em Sto Andre, moro agora no interior e aqui nem pensar!!! Que saudades.....

Alessandra disse...

Alguém ai sabe se o "Seu" Toninho já está melhor? Adoro o churros da Mooca, sempre ia lá comer. Estou com muita vontade,.. acho que vou ficar com febre!! Criança é fogo né? rs

Obrigada,

Alessandra

Anônimo disse...

Nossa, que pena, logo agora que eu ia la conehcer o tão afmado e verdadeiro churro igual ao da Espanha e não estas tranqueiras de carrocinha cheias de doce d eleite

crescencia disse...

Lembro, parece mentira, dele com uma espéie de carrocinha perto da barão de Jaguara com Odorico Mendes, vendendo churros. Eu tinha mais ou menos 02 a 03 anos de idade.

Em 2007 meu marido foi até a rua ana neri e me trouxe o churro. Muito bom.

O melhor é que é Igual ao que eu faço, receita que foi passada para mim por minha avó e tias que moravam na região na época da "carrocinha". Quando eu faço para familia geralmente faz sucesso

Denis disse...

Po, Crescencia, compartilha essa receita pra gente poder matar a saudade :)

Anônimo disse...

Nossa, o churro do Sr. Toninho não tem mais... Maaas, pasmem, um casal super simpático está com uma kombi de churros na rua Ana Neri (em frente a central do Itaú) toda Segunda, Quarta e Sexta... Não sei o horário exato que ficam, mas sei que é na parte da tarde apenas...
O churros deles é maravilhoso... Tem um que é recheado com Nutella, que meu Deus. Que Delícia!!!
Vale a pena!!!

Anônimo disse...

Obrigado pela dica. Comi esse churros na Kombi que fica na Ana Neri... Maravilhoso mesmo! Aproveito para confirmar o horário... Segunda, quarta e sexta das 12:00 as 18:00 O nome é churrito.
Ah, o endereço correto é Ana Neri, 365...

Unknown disse...

Tem como saber a receita.
Aquela peça de fazer churros do seu Toninho tem para vender
Ivan

Unknown disse...

Quero a receita do churros do Sr.Toninho

Anônimo disse...

Olá tudo bem? Nasci no Cambuci e frequentei o local com meu pai e irmão. Pode passar esta receita do churros da sua família?
rrasoppi@hotmail.com